A nova lei do Cadastro Positivo inseriu de 20 a 30 milhões de brasileiros no mercado de crédito ao incluir automaticamente todas as pessoas físicas e jurídicas. Nesse cadastro, o histórico de pagamento dos consumidores e empresas como empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, consórcio e em breve contas continuadas serão agregadas.
É como se fosse um currículo financeiro completo do consumidor ou empresa, incluindo as contas pagas em dia, em atraso e os casos de inadimplência. É um filme mais real dos hábitos de pagamento. A ideia desse cadastro é fomentar novas possibilidades para a concessão de crédito por meio de avaliações mais justas e completas para os consumidores e mais segurança e eficiência para as empresas.
No Cadastro Positivo são armazenadas informações de pagamento sobre serviços continuados (contas de telefonia, luz, água e gás), contas pagamentos parcelados (consórcio e financiamento) e rotativo (cartão de crédito e débito e cheque especial).
Produtos contratados de serviços continuados
Contratos parcelados
Contratos rotativos
Ou seja, o seu perfil dentro do Cadastro Positivo é formado pelo histórico de crédito, bem como pagamentos de contas continuadas, como água, luz ou telefone fixo.
O score de crédito é uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica a situação financeira do cliente. Quanto mais alta, maior a chance de o consumidor pagar seus compromissos financeiros nos próximos meses. E a lógica da pontuação é simples de entender: quanto mais alto for esse valor, maior a probabilidade de adquirir um crédito. Já uma pontuação baixa indica uma possível inadimplência alta, sendo maiores as chances de não serem honrados os pagamentos.
Em resumo:
O valor do seu score depende exclusivamente do seu comportamento financeiro. Ainda que você já tenha feito outros empréstimos é importante que as suas contas estejam em dia e que os seus dados referentes as dívidas e o seu relacionamento com empresas financeiras estejam atualizados.